terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diário de uma treinadora no CD de 2ª Divisão

O dia amanheceu bem cedo, o despertador tocou às 6h15m e ainda era noite... mas a vontade de saltar de cama era enorme e por isso rapidamente toda a malta se preparou e às 7h30m, o "mini autocarro" estava cheio e pronto para partir.
A viagem foi pacífica e o otimismo e a boa disposição eram o nosso trunfo á chegada a Coimbra. Nada disto tinha ou tem a haver com disputas, guerras ou clubismos, trata-se de um dia em que todas meninas da ginástica rítmica  de 2ª divisão têm de mostrar tudo o que aprenderam  ao longo deste ano letivo. É injusto, pois um juiz não sabe quem mais treina, quem mais se esforça ou que  há dias em que simplesmente não estamos bem, mas... é igual para todos!
A manhã pareceu longa  e as nossas pequenas Leonor Vale e Joana Almeida mostraram-se muito calmas, bonitas e gracisosas. A alegria das "espargatitas" foi geral quando a nossa Leonor subiu ao pódio por 3 vezes: em 1º ML, em 3º bola e em 2º no geral. A pequena Leo é vice- campeã distrital e a Joanita ficou num honroso 4º lugar e apurada para o CN.
Não houve almoço ... é o costume saem umas... entram outras! Com o mesmo entusiasmo, a mesma vontade, a mesma ansiedade, o mesmo brilho no olhar. As nossas 5 juvenis mostraram-se mais fortes do que é costume, mais contidas no nervoso miudinho enquanto treinavam e mais responsáveis... estão a crescer! De uma forma geral a prova correu bem, mas a  Magui ainda levou um raspanetezinho por ter acabado o esquema depois da música terminar, a Raquelinha um valente abraço depois de um azarado esquema de arco e a Nance uma beijoca depois de um esquema de arco com uma presença e brilho impares. A Saroca e a Bea fizeram o melhor que podiam naquele momento, mas na realidade achei que podiam ter-se esforçado mais nos treinos.
Após um breve intervalo... em que nem deu tempo de ir à casa de banho, pois as juniores já estavam prontas para entrar em ação... Começou a nossa jornada com as juniores... É estranho, mas à medida que os escalões vão aumentando a pressão enquanto treinadora é maior. Há ginastas do escalão Junior que vi crescer... desde bem pequeninas e... o trabalho que elas representam é... uma vida!
A ansiedade delas também era maior e... compreendo muito bem esse sentimento estranho que nos aperta o coração e dá um nó no estomâgo. Sabia que elas estavam bem preparadas, mas... apesar de isso ser o principal, não é tudo!
A Juca não conseguiu brilhar como nos tem habituado, a ansiedade de fazer bem foi mais forte e um simples tropeçar na corda desencadeou uma série de pequenos erros, quase impercetiveis ao público, mas fundamentais para uma prova limpa. Na prova de fita o nó afastou-a da perfeição habitual. Ela é mesmo fantástica, mas desta vez não foi capaz!
A Kika foi mesmo uma agradável surpresa. AMEI vê-la!Nos treinos é menos consistente e mais brincalhona, mas tem alma de ginasta e muitooooooooos anos de experiência, é uma lutadora!
E a Mariana Gasparzinha continua a mostrar para quem quiser ver, que tem um problema de costas não pode e não faz exercícios de grande amplitude com as costas, mas é uma excelente ginasta. A Ritinha foi um mimo!
Já passava das 17h há muito, com os pés a doer e a cabeça a doer, estava a chegar a vez das seniores. A Carol Pereira estava lesionada, depois de se ter voltado a lesionar na fisioterapia e de o fisioterapeuta ter dito que já não dava para ir á prova... Foi uma luta para desinflamar o pé, tirar as dores e pô-la dentro do praticável. Sentia-me exausta e ao mesmo tempo receosa...
A prova começou a Mariana Morgado esqueceu por breves minutos os nervos e bloqueios e conseguiu sem grandes falhas fazer o seu papel, a Mariana Neto brilhou com expressividade e alguma maturidade em esquemas simpáticos, Carol Cardote não foi capaz de se entender com a fita (o que aliás tem sido uma constante), mas mostrou que é uma excelente ginasta em arco, recuperando terreno neste aparelho em relação às suas colegas. E depois... foi a Carol Pereira, que quando começou a fazer com garra e esquecendo todas as dores e limitações, me fez ver que é, mais do que tudo, uma lutadora e... não me contive.
A prova terminou apesar da sensação de dever cumprido havia ainda a cerimónia protocolar... o cansaço e a ansiedade de um dia inteiro diziam-me secretamente que ainda havia mais para viver.
Nem sei o que dizer: a Magui foi vice-campeã distrital de Juvenis em todos os aparelhos, a Nance foi 3ª em arco e no geral, a Raquel foi 3ª em corda e foi apurada na 5ª posição e a Bea conseguiu o apuramento na 8ª e última posição.
Nas juniores a Kika foi campeã distrital em todos os aparelhos e.. todas a nossas juniores foram apuradas Mariana 4º, Juca 5º e Ritinha 7º.
Nas séniores as emoções ainda foram maiores, porque sem contar o pódio foi todo da academia e todas as nossas séniores foram ao pódio e foram apuradas. A carol Pereira foi campeã distrital em todos os aparelhos, a Mariana Neto foi vice-campeã distrital, e Carol Cardote foi 3ª e a Morgado foi 4ª, embora também tenha ido ao pódio em fita na 2ª posição.
Foi um dia longoooooooooo, demasiado longo, mas à chegada a casa o coração já parecia bater normalmente e tudo parecia bem.
Para todas as ginastas de todos os clubes que participaram desejo as maiores felicidades e para todas as que vão ao campeonato nacional espero que se consigam preparar ainda melhor para que o CN seja uma prova de talentos da GR.
Um grande beijinhos também para todas as ginastas que participaram extra-prova, para todas as treinadoras e delegadas da Academia  e para o incansável público que foi extraordinário com todas as meninas.

 Momentos marcantes!
Família das "espargatitas"!!!!
Raquel

8 comentários:

  1. Fiquei quase sem ar mas li, reli e adorei! Foi sem dúvida um dia cheio de tudo e cada vez me revejo mais nesse 'diário de uma treinadora' :-) Estas espargatitas são, por si só, umas vencedoras! E tu és fantástica!
    Parabéns espargatitas que nos fazem rir, chorar, festejar e principalmente, sonhar e transbordar orgulho :-)
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Para mim foi uma looooooonnngaaaaaaa tarde, mas muito mas mesmo muito bem passada.. Companheirismo,amizade,, dor, nervos,... foram alguns dos elementos que estiveram presentes nessa tarde.Foi excelente.

    Beijinjos a todas e mais uma vez parabéns!

    só mais uma coisinha: SÉNIORES <3

    ResponderEliminar
  3. Foi um dia fora de série! E como estes dias são viciantes, sensações semelhantes espero já para a próxima aventura: o Campeonato Nacional!
    Parabéns a todas, sem excepção, quer tenham estado presentes ou não!
    Beijinho e boa sorte!
    Diana Roque

    ResponderEliminar
  4. Parabens a todas. Obrigada por estes bons momentos de ginástica. Bom trabalho e felicidades para o campeonato Nacional. Beijinhos
    mila

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a todas! bem merecem depois de tanto trabalho e dedicação :)
    Infelizmente não pudemos estar presentes, mas se tudo correr bem estaremos numa próxima.

    Beijitos
    Rita Marques / Carla Tavares

    ResponderEliminar
  6. Foi um daqueles dias para mais tarde recordar…
    estão mesmo de parabéns… TODAS!!
    Espero que no CN mostrem tudo o que sabem, que brilhem…! e que os nervos não atrapalhem, porque a ginástica não é justa e às vezes os 90segundos do esquema não mostram nem uma amostra do vosso trabalho!!!
    Um grande beijinho;)

    ResponderEliminar
  7. Bem quase que chorei ao ler isto!
    Foi simplesmente fantástico este dia, cheio de emoções fortes, nervos, choro e acima de tudo ALEGRIA. Quase que não via os esquemas com medo que elas falhassem ... isto de estar do lado de cá também é bem difícil meninas.
    As nossas espargatitas foram fantásticas, mas sem vocês (Raquel e InÊs) elas nao conseguiriam alcançar os seus objectivos.
    Parabéns a todas as ginastas e acima de tudo às treinadoras!
    Adoro fazer parte desta família :) obrigada!
    beijinhos, Adriana

    ResponderEliminar
  8. Porque só ACREDITANDO se consegue superar dias tão dificeis...
    Parabéns Raquel
    Parabéns Espargatitas
    Parabéns Pais
    um grande Xi-coração
    Ti Amparo

    ResponderEliminar